Pinscher

Pinscher

A RAÇA PINSCHER

Pinscher
Pinscher

Origem: Alemanha

Aptidões particulares: Cão de companhia

Esperança de vida: 13 anos

Tamanho do macho: 25 – 30 cm. aprox.

Peso do macho: 4 – 6 kg aprox.

Tamanho da fêmea: 25 – 30 cm. aprox.

Peso da fêmea: 4 – 6 kg aprox.

Padrão FCI: Número 185 – Grupo 2

(atendendo pedidos do meu amigo Fêres) O pinscher alemão é uma raça de cão originária da Alemanha e está incluso nas origens do doberman, do pinscher miniatura, do affenpinscher, do schnauzer miniatura, do schnauzer gigante e do schnauzer padrão.

HISTÓRIA

A sua origem não é inteiramente conhecida. Alguns autores acreditam que o Pinscher alemão descende de raças europeias de cães pastores enquanto outros defendem que se trata de um descendente do superficialmente similar Black and Tan Terrier da Grã-Bretanha.  A sua presença, no entanto, aparece documentada em várias obras de arte desde o final do século XVIII  e os pinchers de “pêlo de arame” e de “pêlo macio”, como eram originalmente conhecidos o Schnauzer padrão e o Pinscher alemão, são vistos em livros sobre cães desde 1884.

Pinscher

Pinscher

Após a Segunda Guerra Mundial a raça esteve muito próxima da extinção, mas foi recuperada graças aos esforços de Werner Jung. Por esse motivo, só em 1988 o Kennel Club britânico fixou os padrões provisórios para a raça, apesar do Kennnel Club alemão a reconhecer desde 1879.

APARÊNCIA

Pinscher

Pinscher

Seus traços característicos são a distribuição bem proporcionada do corpo: a altura, medida da cernelha ao chão, deve ser rigorosamente igual ao comprimento desde a cernelha até a raiz da cauda, para o macho. Para a fêmea admite-se uma pequena tolerância na proporção, sendo que as fêmeas podem ser um pouco mais compridas. É um cão de grande mobilidade, ágil, de aspectos muito elegante.

Temerário e alerta, embora de carácter dócil, revela-se óptimo guardião da casa. É muito desconfiado com estranhos. Por seu pequeno porte, e também por suas qualidade de guardião, é um cão que se adapta muito bem a apartamentos. Além dessa qualidade é um cão fácil de se cuidar. A pelagem lustrosa e curta dispensa maiores cuidados.

Um ótimo cão para quem requer companhia e guarda da casa pois além de dócil e carinhoso, está sempre atento aos ambientes internos e barulhos estranhos que estão ao seu redor.

N..º 0.:

  • Altura: 15 - 19 cm

    Pinscher

    Pinscher

  •  Peso : 1.300 -1.600 kg aproximadamente.
  • Nº.1.:  Altura:  20 – 25  cm
  • Peso : 1.700 -  2.300 kg aproximadamente
  • Nº.2.:  Altura:   25  – 35 cm
  •  Peso :  2.400 -  3.500 kg aproximadamente
  • Nº.3.:  Altura:  43 – 48 cm
  •  Peso :  11 – 16 kg
  • Esperança de vida: 12 – 14 anos, podendo atingir 20 anos dependendo do trato.

TEMPERAMENTO

Ele é ativo, alerta, protetor e é um dos cães mais populares do País. Raras são as pessoas, por menos que entendam de cães que não conhecem o Pinscher Miniatura (chamado erroneamente de Pinscher 00-0-1-2-3…)
Usamos Esta apresentação para diferenciar o tamanho estimado do filhote, dependendo dos seus antecedentes.

A conquista desse pequeno cão vai além das facilidades geradas pelo seu porte pequeno e seu pêlo curto e de fácil cuidado. Sua energia fantástica somada ao apego a seu dono, o tornam um cão muito participativo. Fica 24Hs atrás do dono e diverte à todos com suas brincadeiras e artes. A semelhança com o Dobermann raça famosa como guardiã, não é à toa. Ambos descendem de um mesmo ancestral, o Pinscher Standard.

Pinscher

Pinscher

Pinscher é a melhor raça miniatura por reunir as qualidades de guarda e companhia. Pois se necessário, avança mesmo, para defender a casa e o seu dono.

Por ser um cão de guarda. Não deve ser mimado, nem estimulado a rosnar e a avançar, sob pena de se tornar um chato.

Informações extraídas do site Wikipédia e do site do Canil Picoluxo.

O PINSCHER MINIATURA

Ele é ativo, alerta, protetor e é um dos cães mais populares do País. Raras são as pessoas, por menos que entendam de

Pinscher

Pinscher

cães que não conhecem o Pinscher Miniatura (chamado erradamente de Pinscher 00-0-1-2-3…)

A conquista desse pequeno cão vai além das facilidades geradas pelo seu porte pequeno e seu pêlo curto e de fácil cuidado. Sua energia fantástica somada ao apego a seu dono, o tornam um cão muito participativo. Fica 24Hs atrás do dono e diverte à todos com suas brincadeiras e artes. A semelhança com o Dobermann raça famosa como guardiã, não é à toa. Ambos descendem de um mesmo ancestral, o Pinscher Standard.

O Pinscher é a melhor raça miniatura por reunir as qualidades de guarda e companhia. Pois se necessário, avança mesmo, para defender a casa e o seu dono.

Por ser um cão de guarda. Não deve ser mimado, nem estimulado a rosnar e a avançar, sob pena de se tornar um chato.

PADRÃO OFICIAL

CBKC: Nº. 185 de 11/08/2000    FCI: Nº. 185 de 11/08/2000

Resumo Histórico:

O pinscher miniatura já existia em grande número na virada do século e o livro da criação de 1925  registrou não menos

Pinscher

Pinscher

que 1.300 inscrições. Como no pinscher alemão, das inúmeras variedades de cores existentes na época, apenas a cores pretas com marcações mais claras e o vermelho do sólido ao amarronzado, foram selecionadas para a criação.

País de Origem: Alemanha.

Nome no País de Origem: Zwergpinscher

Utilização: Companhia, guarda e trabalho.

Prova de Trabalho: Sem prova de trabalho.

Aparência Geral: O Pinscher miniatura é a imagem reduzida do Pinscher Standard, sem os defeitos do nanismo. Sua construção elegante e quadrada. É nitidamente visível através do seu pêlo curto e liso.

Temperamento: Vivo, temperamental, seguro e equilibrado. Tudo isso faz dele um agradável cão de família e de companhia.

Pelagem:  Curto e denso, liso, assentado, brilhante e sem regiões peladas.

Cor: Unicolor-avermelhado (Cor de Corça); avermelhado-do marrom até vermelho          escuro/ marrom

Preto e Canela: pêlo preto-laca com manchas vermelhas à marrons. O objetivo é que se obtenha as manchas mais escuras possíveis, saturadas e bem delimitadas. As manchas são distribuídas da seguinte maneira: Acima dos olhos, a baixo do pescoço, nos metacarpos, nos pés, na parte interna dos posteriores e abaixo da cauda. Dos triângulos de igual tamanho, nitidamente separados no ante peito.

Pinscher

Pinscher

Tamanho: Altura na cernelha: Machos e Fêmeas: de 25 à 30cm

Peso: Machos e Fêmeas: de 4 à 6kg.

Nota: Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

Informações extraídas do site do Canil Honbouk Pinscher.

Acesse o site de alguns Canis e adquira um filhote:

Pinscher

Pinscher

 

 

Canil Honbouk Pinscher;

Canil Picoluxo;

Canil Chameguinho;

Canil Mordoff.

1 Comment

  1. Marcos disse:

    Adoro todos os animais, mas os câes me fascinam, tenho um pinscher macho com 17 anos de idade e faço tudo por ele. Se cada indivíduo tivesse um pouco mais de carinho e principalmente respeito aos animais, seria uma convivência perfeita, harmoniosa e justa, pois o animal possui um amor involuntário para com seu dono, a única atitude que o animal espera é que seja respeitado e amado…


Pesquise!

Curtir no facebook

Receba atualizações no seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Sobre nós