Cocker Spaniel Inglês

Cocker Spaniel Inglês

GUIA DA RAÇA COCKER SPANIEL INGLÊS

cocker spaniel ingles preto
Foto: Cocker Spaniel Inglês

Origem: Inglaterra

Aptidões particulares: Cão pastor.
Esperança de vida: 14 anos
Tamanho do macho: 39 – 41 cm. aprox.
Peso do macho: 13 – 15 kg aprox.
Tamanho da fêmea: 38 – 39 cm. aprox.
Peso da fêmea: 13 – 15 kg aprox.
Padrão FCI: Número 5 – Grupo 8

 

 

A RAÇA

Das raças mais populares em todo o mundo, inclusive no Brasil (entre as 10 em número de nascimentos) foi, pela 1ª vez registrado em 1893, no The Kennel Club (Inglaterra).

O pioneiro na criação da raça Cocker, como hoje é conhecido, foi o inglês James Farrow.

Ao longo dos anos, através de vários cruzamentos a aparência da raça foi se modificando em alguns aspectos.

Cão relativamente pequeno (peso em torno de 12 quilos e altura de aproximadamente 40 cm – as fêmeas são mais leves e menores) e extremamente alegre.

Cocker Spaniel inglês

Cocker Spaniel inglês

Normalmente, sua cauda abana incessantemente para todos que dele se aproximam.

Originalmente cão de caça, é extremamente apegado a seu dono e aqueles que com ele convivem.

Paciente e devotado, é ideal para crianças. Robusto e ágil, aprecia exercícios, corridas, brincadeiras, piscinas e lagos; mas, também, é companheiro tranqüilo e acomodado.

Essa versatilidade explica sua popularidade.

Muito guloso, não oferece dificuldades para alimentação.

São várias as cores de sua pelagem, que se dividem em duas variedades:

Part-colours: (duas ou três cores, uma obrigatoriamente branca) branco e preto, branco e laranja, azul ruão, laranja ruão, tricolor, etc.

Sólidos: (Normalmente uma só cor) preto, dourado, etc.

Como regra geral os cruzamentos devem ser feitos apenas entre cães da mesma variedade.

PADRÃO DA RAÇA

APARÊNCIA GERAL:

Alegre, robusto, próprio para caça, bem balanceado e compacto, medindo aproximadamente o mesmo da cernelha ao chão, como da cernelha à inserção de cauda.

CARACTERÍSTICAS:

De natureza alegre, com a cauda em movimento incessante e com uma ação típica cheia de energia, principalmente quando segue o rastro sem medo de penetrar em esconderijos densos.

TEMPERAMENTO:

Meigo, afetuoso, cheio de vida e exuberante.

CABEÇA E CRÂNIO:

Focinho bem quadrado, com o “stop” bem marcado, situado a meia distância entre a ponta do nariz e o occipital. Crânio bem desenvolvido, nitidamente cinzelado, nem muito afilado, nem muito grosseiro. Os ossos da face não devem ser proeminentes. Nariz suficientemente largo para favorecer a capacidade do faro.

OLHOS:

Cheios, porém não proeminentes. Marrons escuros ou marrons, jamais claros, porém, em casos de cães de cor fígado e branco, os olhos são cor de avelã escura, em harmonia com a pelagem; com expressão de inteligência e meiguice, porém alerta, esperta e alegre. Pálpebras bem ajustadas.

Cocker Spaniel Inglês filhotes

Foto: Cocker Spaniel Inglês filhotes

CORES:

Várias. Nas cores sólidas não é permitida a cor branca a não ser no peito.

ORELHAS:

Lobulares, de inserção baixa, ao nível dos olhos. Couro refinado estendendo-se até a ponta do nariz. Bem cobertas por pelos longos, lisos e sedosos.

BOCA:

Mandíbulas fortes, com uma perfeita, regular e completa mordedura em tesoura, isto é: os dentes superiores sobrepassam ligeiramente os dentes inferiores e são implantados em ângulo reto com as mandíbulas.

PESCOÇO:

De comprimento moderado, musculoso. Inserido elegantemente em ombros bem inclinados. Garganta limpa (sem barbelas).

ANTERIORES:

Ombros bem inclinados e elegantes. Pernas com boa ossatura e retas, suficientemente curtas para concentrar força, mas não tão Curt as a ponto de interferir com o tremendo esforço esperado deste magnífico cão de caça.

CORPO:

Forte e compacto. Peito bem desenvolvido e antepeito profundo, nem muito largo nem muito estreito na frente, costelas bem arqueadas. Lombo curto e largo. Linha superior firme e reta, suavemente inclinada, descendente do final do lombo à raiz da cauda.

Filhote Cocker Spaniel Inglês

Filhote de Cocker Spaniel Inglês

PÉS:

Firmes, com almofadas grossas como as de gato.

POSTERIOR:

Largos e arredondados e muito musculosos. Pernas com boa ossatura. Joelhos bem angulados. Jarretes curtos, favorecendo maior propulsão.

CAUDA:

Inserida ligeiramente abaixo da linha do dorso. Deve ser alegre em movimento e portada horizontalmente, nunca para cima. Normalmente amputada, porém não muito curta nem muito comprida, a ponto de interferir na sua ação incessante e alegre quando em trabalho.

ANDADURA/MOVIMENTAÇÃO:

Andadura fácil, com grande propulsão e boa cobertura de solo.

PELAGEM:

Pelo liso, textura sedosa, jamais duro ou ondulado, não muito abundante e nunca crespo. Boas franjas nos anteriores, corpo e posteriores acima dos jarretes.

TAMANHO:

Altura aproximada: Machos: 39 a 41 cm e Fêmeas: 38 a 39 cm. Peso aproximado: 13 a 15 quilos.

FALTAS:

Qualquer dos pontos acima deve ser considerado como uma falta e a sua gravidade deve estar na exata proporção com a sua intensidade.

Informações extraídas do Canil Arcanos.

Para adquirir filhotes acesse:

Canil Arcanos;

Canil Engel’s Ohren;

Canil Honbouk;

Canil Hall of Lords.

10 Comments

  1. caroline reis disse:

    Eu tenho um cocker singular. Ele é enormeeeeeee – musculoso, não é gordo (sim, é puríssimo) pesa 24 quilos mas já teve incríveis 30 quilos (nesse caso estava gordo) ele é bem “alto” para os padrões da raça, odeia crianças (principalmente o meu filho de 7 anos), é ciumento, territorial e chato pra caramba – o engraçado é que os irmãos da mesma ninhada são pequenininhos e normais. Porém é uma das minhas maiores alegrias. Amo meu cocker gigante!

  2. Lindinalva disse:

    Meu cocker spaniel ingles preto e branco, meu querido amigo morreu. Gostaria muito de encontrar um novo amigo, seria possivel alguem me ajuda a comprar um em Recife. Fui em vatios petshop e nada. por favor alguem ajude.

  3. Chris disse:

    Perdi a minha Cocker Spaniel caramelo, Yohha de 14 anos a pouco tempo vitimada por um câncer. Sinto muito a sua falta e é muito difícil chegar em casa e não encontrá-la. Ela era uma companhia maravilhosa, gostaria muito de um da mesma raça são meigos, alegres e fiéis.

  4. Renata L S Costa disse:

    Oi gente!
    Gostaria de compartilhar que minha Cocker caramelo se chama Diana e tem 8 aninhos!
    Ela pesa uns 15kg e é muito ciumenta também!
    É o amor da minha vida. E pra colaborar com a bagunça que fazemos em casa, arrumamos um agregado, o Massa, também é um Cocker caramelo. Ele é muito carinhoso e 100 mil vezes mais ciumento que qualquer outro cãozinho que conheço, além de muito amoroso… hehehe Ele se joga no colo das pessoas!!!
    Amo os meus filhotes e gostaria muito de poder pegar outros bbs, mas infelizmente não tenho condições!

  5. lidiane disse:

    quero adotar um filhote de coker tem algum para adoção

  6. Regina Fátima Zanin disse:

    Olá ! Meu nome é Regina e há 6 meses adotei um cocker spaniel preto, com idade aproximada de 1 ano e 2 meses. Ele é nossa alegria aqui em casa. Gostaria de saber mais sobre ele. A quem devo procurar? Moro em São Paulo/SP no bairro do Tatuapé. Grata.


Pesquise!

Curtir no facebook

Receba atualizações no seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Sobre nós